Celebração relembra a primeira missa de Brasília


O Arcebispo de Brasília,  Dom Sergio da Rocha, presidiu na manhã de hoje, dia 03/05, Celebração Eucarística Campal em Memória a Primeira Missa realizada em Brasília.

A celebração aconteceu na Praça do Cruzeiro, às 10h, e contou com a presença de várias autoridades dentre elas o Administrador de Brasília Messias de Souza, oSsuperintendente do Arquivo Público do Distrito Federal Gustavo Chauvet, o Gerente de Cultura da RA-I Marcelo Sena e o Coordenador da Escola de Gestão Comunitária Paulo Roberto Melo dentre outras autoridade presentes.
Dom Sergio, durante a celebração, pediu intercessão pela cidade e lembrou os trabalhadores e a dificuldade vivenciada por eles na construção da Capital Federal.
Em menção ao Dia da Santa Cruz, o arcebispo ressaltou: “a cruz é o símbolo do cristão. E hoje, dia em que celebramos liturgicamente a Festa de São Felipe e São Tiago Menor, bendizemos a fé anunciada e testemunhada por esses apóstolos, que nos foi transmitida nessa primeira missa”.
Relatou também a importância da celebração dessa tradicional missa do dia 03 de maio. “Naquele dia, da primeira missa, a fé passou a ser vivenciada e testemunhada na vida das pessoas, enraizando em cada uma delas a cada dia. E nós aqui, relembrando essa celebração, estamos reconhecendo isso, que não podemos viver sem Deus. Que a cidade não pode ser melhor sem fé e sem a presença de Deus”.
Para encerrar, Dom Sergio falou da necessidade de verdadeiros cristão no mundo. “Nós necessitamos de cristãos verdadeiros, para discernir bem as coisas de Deus, para fazer o que a Igreja pede, para receber a força do amor de Deus... Que sejam seguidores e luz do mundo”, finalizou. Abaixo, o vídeo da Celebração na íntegra:
Primeira missa de Brasília

Celebração Eucarística que marcou o início da construção de Brasília ocorreu no dia 3 maio de 1957, no mesmo local em que será celebrada a missa nesta sexta-feira, ponto mais alto do Planalto Central.

Naquela ocasião, a cerimônia foi presidida pelo então arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Carlos Camelo de Vasconcelos Motta. Estiveram presentes no evento o presidente Juscelino Kubitschek, o vice-presidente, João Goulart, representantes diplomáticos, escritores, parlamentares, além de todos os trabalhadores que estavam construindo a cidade.
Compartilhar

Por: Paulo Roberto Melo

0 comentários:

Postar um comentário