PALAVRA DE PASTOR

Santíssima Trindade

Solenidade da Santíssima Trindade

26/05/2013
+ Dom Sergio da Rocha
   Arcebispo de Brasília

Neste Ano da Fé, somos convidados a crescer no conhecimento, na celebração e na vivência da fé cristã.  Nesta solenidade, a Igreja ressalta a centralidade do mistério da Santíssima Trindade e nos oferece ocasião privilegiada para crescer na fé no mistério de um só Deus que se revela em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Contudo, professar a fé não significa apenas repetir conteúdos fundamentais da fé, mas acima de tudo, testemunhar o que cremos, principalmente, quando sofremos provações.
O mistério do amor de Deus Trindade se manifesta em nossa vida, porém, ultrapassa os limites de nossa racionalidade e do nosso sentir. Por isso, é mistério a ser acolhido e celebrado na fé. Nós cremos em Deus que é Amor. A Santíssima Trindade expressa o mistério do infinito amor de Deus por nós. A Sagrada Escritura dá testemunho da Trindade, conforme os textos hoje proclamados da Carta aos Romanos (Rm 5,1-5) e do Evangelho segundo João (Jo 16,12-15). Deus, que se revela na Sagrada Escritura, continua a manifestar o seu amor em nossa vida. A comunhão trinitária se manifesta na vida da Igreja. Somos chamados a viver em comunhão, testemunhando a fé trinitária através da participação e da comunhão na Igreja. Para tanto, aproveito para convidar a todos para permanecerem em comunhão, participando da vida da Igreja, especialmente, dos seguintes eventos:
Na próxima quinta feira, 30 de maio, estaremos celebrando a solenidade de Corpus Christi, manifestação pública da fé na presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. Participe da missa e da procissão de Corpus Christi, em Brasília, na Esplanada os Ministérios, às 17:00 h.
Atendendo a solicitação do Papa Francisco, por meio do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, será realizada uma Hora de Adoração Eucarística, em comunhão com o Santo Padre, no dia 02 de junho, em todas as catedrais, como parte dos eventos do Ano da Fé. Na Catedral Metropolitana de Brasília, será às 12h, no mesmo horário que o Papa estará presidindo a essa Hora Eucarística na Basílica de São Pedro.
Recentemente, tivemos a grande alegria da nomeação de um novo Bispo Auxiliar para Brasília, Mons. José Aparecido Gonçalves de Almeida. A sua ordenação episcopal será realizada na Catedral de Brasília no dia 13 de julho, sábado, às 8:30 h. Reze por ele e programe-se para participar da ordenação.
Nas missas desta solenidade da Santíssima Trindade, conforme decisão da última Assembleia Geral da CNBB deverá ser realizada coleta nacional em favor da Jornada Mundial da Juventude. Procure oferecer a sua contribuição para este evento de especial importância na vida da Igreja.
Compartilhar

Por: Paulo Roberto Melo

0 comentários:

Postar um comentário