PALAVRA DE PASTOR

XV Domingo do Tempo Comum

Vai e Faze o mesmo!

14/07/2013
+ Dom Sergio da Rocha
    Arcebispo de Brasília

O Evangelho hoje proclamado se abre com uma pergunta: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” (Lc 10,25). A resposta é dada por Jesus em dois momentos. O primeiro, após recordar o mandamento do amor a Deus e ao próximo, Jesus diz: “Faze isso e viverás” (Lc 10,28). Diante da dificuldade daquele que o interrogava de entender a resposta, Jesus conta a bela parábola conhecida como “parábola do bom samaritano”. No final, ele conclui a sua resposta dizendo: “Vai e faze a mesma coisa” (Lc 10,37), isto é, Jesus nos ensina a ter “compaixão” e “usar de misericórdia” para com o próximo. De acordo com a parábola contada, o próximo é, acima de tudo, quem necessita de nós, por estar caído no caminho, ferido e abandonado, seja amigo ou não, seja conhecido ou não, seja da mesma raça ou não. As sérias dificuldades na relação entre os judeus e os samaritanos, verificadas naquele tempo, tornam ainda mais significativo o gesto misericordioso do samaritano, pois pelo que se pode deduzir, aquele homem ferido e quase morto era um judeu. O samaritano reconheceu o outro como o próximo a ser amado.

É preciso aproximar-se de quem sofre com compaixão e misericórdia, a fim de cuidar dos feridos e de levantar os caídos. Os braços misericordiosos de Cristo abraçam e erguem os caídos através dos braços de quem se faz próximo dos que mais sofrem. Há muita gente sofrida e caída pelo caminho à espera de um bom samaritano que a levante, anime e conduza. Esta é a atitude dos verdadeiros discípulos de Cristo e praticantes da Palavra de Deus: usar de misericórdia, gastar nosso tempo, nossas energias e nossos bens com quem necessita do nosso amor fraterno e solidário. Contudo, além do testemunho pessoal, é preciso também o testemunho comunitário de vivência do amor misericordioso. A comunidade cristã deve também praticar a caridade de modo organizado, transformando-se, assim, numa comunidade samaritana, conforme o ensinamento de Jesus. Os discípulos de Cristo devem assumir a condição de bom samaritano no mundo de hoje.

A quem achar que é difícil demais ou que está fora do seu alcance praticar a Palavra de Deus, o livro do Deuteronômio afirma: “Ao contrário, esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir” (Dt 30,14). Nós cumprimos a Palavra, animados pela fé em Jesus Cristo, sustentados pelo poder de Deus. S. Paulo ressalta a soberania e a primazia de Cristo, no belo hino transmitido em sua carta aos Colossenses (Cl 1,15-20). Motivados pela palavra dele, elevemos a nossa oração a Jesus, a fim de imitar o bom samaritano e, deste modo, responder com generosidade à sua palavra: “Vai e faze o mesmo!” 
Compartilhar

Por: Paulo Roberto Melo

0 comentários:

Postar um comentário