Comunidades paroquiais dão início às festividades de Nossa Senhora de Fátima


Era 13 de maio de 1917. Lúcia de Jesus, Francisco e Jacinta – com 10, 9 e 7 anos de idade, respectivamente – apascentavam um pequeno rebanho de ovelhas na freguesia de Cova da Iria, em Fátima, Portugal. Chegado o meio-dia, os três resolveram parar para rezar o terço no lugar onde construíam, como brincadeira, uma pequena casa de pedras.

Logo após o fim da recitação das 50 ave-marias nas contas do rosário, viram uma grande luz e pensaram que era um relâmpago. Assustados, resolveram ir embora, mas o clarão surgiu outra vez revelando uma mulher, de cujas mãos pendia um terço branco.

Aquela mulher pedia para que as três crianças rezassem incessantemente, convidando-as a retornarem àquele mesmo lugar durante os próximos cinco meses, sempre no dia 13 e às 12h. Assim começou uma grande devoção mariana em Portugal, que se espalhou por mundo todo. Daí em diante todo o dia 13 de maio é dedicado a Nossa Senhora de Fátima.

Para dar continuidade a esta singela religiosidade popular, confirmada pela Igreja Católica, três comunidades paroquiais da arquidiocese de Brasília estarão em festa.

Primeira capela dedicada à Virgem de Portugal em Brasília, a Igrejinha de Fátima, na Asa Sul, já deu início às festividades. Desde 1º de maio, a capela organiza a Procissão, às 18h20, e celebra a Santa Missa, às 18h45, com bênção e coroação de Nossa Senhora ao fim.

Barraquinhas, comidas típicas, música e brincadeiras dão o tom da festa que será encerrada com a celebração de várias Missas no dia 13 (6h30, 8h, 10h30, 12h, 16h e 18h45), acompanhadas de bênção individual e imposição das mãos pelos frades capuchinos da comunidade.

Na Nossa Senhora de Fátima, da Granja do Torto, o destaque fica por conta da quermesse e bingo com três prêmios: um salário mínimo, um tablet e uma panela elétrica. A festividade será comemorada neste sábado (10), com Santa Missa às 19h.

Já a paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Taguatinga, celebra desde o dia 4 de maio a novena em honra à padroeira, que segue até 12 de maio. Cada dia da novena tem a presença de um padre convidado a refletir sobre a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco.

A festa será realizada nos dias 9, 10 e 11 de maio, com barraquinhas de comidas típicas e apresentações de cantores sertanejos. A entrada custa R$ 3,00 e permite que os participantes concorram a prêmios. No dia 13 de maio, a paróquia terá missa às 7h, 12h e 19h30 – esta última com Procissão Luminosa, às 18h.

O milagre de Fátima

Na última aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, em 13 de outubro de 1917, 70 mil pessoas estavam presentes. Na ocasião, Maria cumpriu uma promessa feita às crianças: fez com que o sol pudesse ser olhado diretamente por todos, fazendo-o girar como uma roda de fogo que dava a impressão de quase precipitar-se, a qualquer momento, sobre a terra. Desde então, as peregrinações à Fátima não cessaram.
Compartilhar

Por: Sistema Blogger Brasília de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário