Festa da Folia de Reis é celebrada neste final de semana

O Dia de Reis é celebrado em 06 de janeiro. A data faz memória a visita dos três reis magos do Oriente ao menino Jesus no 13º dia de vida

Gaspar saiu da Ásia; Baltasar, da África e Melquior – ou Belchior, da Europa. Norteados por uma estrela Guia, eles se encontram em Jerusalém, e juntos chegaram a Belém, na Judeia, onde acharam Jesus. Lá, os reis reconheceram o Recém-nascido como o Rei dos judeus e O adoraram e O presentearam com ouro, incenso e mirra.

Os presentes era uma forma de reconhecer, respectivamente, a realeza, a divindade e a humanidade, além de simbolizar o sofrimento, pois a mirra era usada para embalsamar corpos e, também, para simbolizar o Cordeiro a ser imolado, para tirar o pecado do mundo, como já havia sido profetizado nas escrituras.

A revelação da existência de Jesus ao mundo, por meio da visita dos magos, é recordada e celebrada com grande festa no mundo. Aqui no Brasil, essa data é festejada com a tradicional Folia de Reis.

De caráter cultural e cristã, o festejo ocorre entre 24 de dezembro e 06 de janeiro. Ao longo da comemoração, o grupo da folia, formado por personagens, como mestre ou embaixador, o contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alfeires e os foliões, visita diversas casas em uma região.

Com vestes típicas, os foliões adentram em uma residência cantando, tocando instrumentos musicais, recitam os Evangelhos e dançam ao redor do presépio ou da imagem do Menino Jesus.

A visita simboliza a peregrinação dos reis magos para encontrar Cristo, bem como o anúncio da Salvação do mundo.

Por fim, a Festa de Reis marca o término das comemorações natalinas, ou seja, dia em que as árvores, presépios, adereços e decorações de Natal devem ser desmontados e guardados.



Programação da Folia de Reis e Solenidade da Epifania do Senhor em Brasília

Em Brasília, a Folia de Reis é realizada em vários cidades.

Veja abaixo.

Brazlândia

22ª Festa dos Santos Reis




Recanto das Emas

Paróquia São Francisco de Assis
08h às 11h




Sobradinho

Santuário de Schoenstatt
04 e 05/01




Taguatinga

Paróquia São José
05/01 – 08h – Missa

Compartilhar

Por: Colibri Comunicação